No último dia 17, o cantor Luan Santana parou a internet durante a gravação de seu novo DVD, denominado ”Luan Ao Vivo na Lua”. Foram quatro meses da ideia inicial, concebida entre um bate-papo de Luan com o cenógrafo Zé Carratu até o grande dia.
O produtor da LS MUSIC, Thiago Gomes, comentou um pouco sobre: “Entregamos um projeto onde implantamos de forma pioneira no país várias técnicas de cenário, iluminação e projeções em um domo de 25 metros de diâmetro e um show de forma simultânea e ao vivo. Toda essa desafiadora operação envolveu mais de 300 profissionais em eventos, produtores e técnicos extremamente experientes, motivados e empenhados em uma entrega grandiosa”.
Em altura, o Domo alcançou 12,5 m de pé direito, com 100% de temperatura climatizada. Foram 5 projetores internos, 25 mil ANSI Lumens laser (únicos na América Latina), 8 projetores externos de 25 ANSI Lumes, e mais de 300 profissionais em ação para fazer a Lua. Também foi a primeira vez que tudo foi integrado num DOMO no Brasil. Câmeras do modelo ALEXA, consideradas as mais modernas do mercado, também foram utilizadas pela primeira vez em um projeto no país.
Zé Carratu também contou como tudo começou: “A gente queria que houvesse uma imersão totalmente diferente, com imagens em 360 graus, envolvendo todo o público e o Luan. A princípio, iríamos fazer no planetário, e a gente se demoveu da ideia pelo tamanho. Veio então a ideia do domo. Dentro desse domo, nós construímos um stage, de modo que as pessoas quase entrassem nesse palco, quer dizer, na situação de 1,40m abaixo, e abraçassem totalmente o palco”.
Douglas Aguillar, diretor-geral que trabalhou pela primeira vez com o artista, também avaliou o processo: “A gente brinca bastante os conteúdos com toda a roupagem que deu ali para esse interior do domo, para as músicas, etc. São bem lúdicas. Há uma liberdade poética, narrativa, que conversa com a música, mas não diretamente. Esse universo lúdico construído inteiramente foi a busca que a gente teve o tempo todo. Gosto de falar que é um projeto de dois artistas, o nosso protagonista, obviamente que é o Luan, a nossa estrela, mas o conteúdo é como se fosse um segundo artista”, disse ele.
Por fim, Santana também falou sobre: “Eu sempre quis levar os meus fãs para todos os lugares, inclusive até a Lua. Esse foi o jeito que encontrei para gravitar com eles em todas as fases”.
Vale destacar também que todo o sistema de luz, de projeção e de som foi apartado do piso do domo. Pisos independentes foram instalados ali, com projeção e luz próprias, para evitar que a estrutura fosse afetada pela vibração do palco.
Do News Luan Santana